quarta-feira, 29 de outubro de 2008

terça-feira, 28 de outubro de 2008

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

terça-feira, 21 de outubro de 2008

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Como se poupa dinheiro ao desligar os aparelhos que não estão a funcionar

Como se poupa dinheiro ao desligar os aparelhos que não estão a funcionar:

domingo, 12 de outubro de 2008

Salve o planeta para dormir mais descansado



Salve o planeta para dormir mais descansado!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Paineis solares a baixo custo de fabrico industrial.

Uma jovem Australiana desenvolveu uma técnica que cria pequenos painéis solares a baixo custo.
Com uma substancia semelhante ao verniz das unhas, ela pulveriza uma célula normal de silicone. Depois imprime, tal como uma fotografia, um liquido parecido com acetona no material semicondutor, o que provoca uma célula de alta resolução de contraste. Aí a célula é metalizada através de pulverização de alumínio, e cozida num forno a uma temperatura de 290 º C. A cientista Nicole Kuepper explica o processo em entrevista e justifica que a inovação irá reduzir o preço de fabrico destes painéis solares, pois não se necessitará de todo o aparato de aparelhos da cientificidade e os seus aparelhos de limpeza que os actuais painéis solares necessitam.
Será que os painéis solares vão ficar a um preço acessível a todos?

Ouça aqui a entrevista!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Paineis solares com garrafas de plástico, embalagens de leite e canos PVC.

Estes dois vídeos mostram aqui uma boa invenção. Agora com o Inverno aí à porta, gostaria de experimentar o "aquecedor solar". É que os 30 Euros que tenho poupado por mês, estão-me a saber bem no meu orçamento mensal...





domingo, 5 de outubro de 2008

Apanhar amoras



Ás vezes, a poupança e o aproveitamento ambiental está nos métodos tradicionais que se estão a perder. Este ano já colhi cerca de 4 quilos de amoras, aqui por silvas das zonas e passei-me quando vi um pacotinho (em plena época de amoras) com 150 gramas a 3,45€. As amoras, ajudam com os radicais livres, fortalecem a memória (é óptimo para os avós) e como frutos vermelhos, protegem-nos do sol e ajudam-nos a manter mais jovens por mais tempo. E quando eu era criança, fazíamos disto um passatempo. What the fuck happen meantime?

Banho de Garrafão

Bom, eu adoptei à dois anos, durante o período de Verão, o "banho de garrafão".

Sim, em pleno século XXI eu reinventei a forma de tomar banho. Como possuo um terraço que recebe luz directa do sol, deixo uns garrafões cheios de água ao sol durante o dia e tomo os meus banhos e duches ao final da tarde. É claro que este método tem os seu inconvenientes:

*só funciona nos dias de sol
*a pessoa tem de tomar banho só a certas horas, ao final de tarde (eu costumo tomar por volta das 19).
*dá trabalho encher os garrafões, e transportá-los para a casa de banho

Mas as vantagens são evidentes:

*só uso 25 lt de água por banho completo (5 garrafões) ou 10 a 15 lt. por duche, sem lavar o cabelo (2 a 3 garrafões)
*os garrafões ficam ridiculamente quentes. Acreditem ou não, ficam tão ou mais quentes que na água de torneira, e para certas pessoas teriam de ser temperadas. Eu como gosto água super quente, não tenho de fazer nada. DICA: os garrafões que ficam nos sítios mais altos, ficam mais quentes. Aqui aquecem mais rapidamente em cima de estantes ou prateleiras de exterior.
*Poupo o ambiente porque não estou a utilizar combustível (gás)
*de 22 de Junho a 20 de Agosto só utilizei 1 bilha de gás. Isso mesmo uma bilha de gás para dois meses, isto é, só para a comida e para aqueles dias em que esteve chuvoso ou com nuvens. Normalmente, a cada mês, gasto quase duas bilha por mês. Parece-me uma economia de 75% de gás, que está por volta dos 20 € cada. Já é qualquer coisa, certo?

Não sei se isto será para todos, mas eu adaptei-me.

A motivação do blog "Alternativas de sustentabilidade"

De há uns tempos para cá, as minhas preocupações começaram a recair no iminente colapso do nosso planeta e na despreocupação inconsciente de todos nós. Face a algumas privações, vi-me também defronte alguns problemas que me obrigaram a arranjar alternativas viáveis de auto sustentabilidade. O crescente aumento dos combustíveis, a poluição de resíduos recicláveis e o desaparecimento da diversidade biológica começaram a preencher algumas das minhas leituras, e prossegui numa pesquisa de formas a minimizar a nossa passagem pelo planeta e a utilizar os recursos da natureza de uma forma mais próxima, reutilizando, inclusive a sabedoria dos nossos antepassados. Num mundo em que tudo é facilitado, será que estamos a esquecer de vez as formas inteligentes de cooperar com o planeta? Para contrariar o inevitável e para consciencializar os leitores de alternativas ecológicas, inteligentes e económicas, aqui fica um blog dedicado a dicas, conselhos, leituras e links de como fazer a diferença no nosso planeta.